Notícias

Quinta-feira, 29 de Maio de 2014

Aplicativo que identifica Carros roubados e quem está sendo procurado pela Polícia atinge mais de 1 milhão de usuários

Por meio do aplicativo Sinesp Cidadão lançado pelo Ministério da Justiça, em dezembro do ano passado, os brasileiros podem consultar informações de veículos roubados e furtados (Check Placa), e até identificar pessoas que estão sendo procuradas pela justiça e pela polícia (Mandado de Prisão). O aplicativo atingiu mais de 1 milhão de usuários neste mês.

No mês passado ele ganhou força quando incrementou sua base de informações com a nova ferramenta “mandado de prisão”.

O novo módulo permite que qualquer pessoa possa saber se um cidadão está sendo procurado pela justiça e pela polícia, por meio de um cadastro com 352 mil mandados de prisão, por diversos delitos, que aguardam cumprimento.

Na avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o aplicativo é uma forma de a sociedade “colaborar” com a segurança pública. “Se por um lado precisamos ter informação para programar as ações policiais, de outro lado a interação da sociedade num país como o nosso é de grande importância para que tenhamos sucesso nas nossas políticas”, disse o ministro.

Porém, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) faz ressalvas quanto a um dos módulos do aplicativo.

É preciso que ao utilizar o Check Placa “nenhum cidadão faça abordagens ou se aproxime de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações”.

O aplicativo completou neste mês, após cinco meses de existência, mais de 1 milhão de downloads, mais de 30 milhões de consultas, e possibilitou a recuperação de mais de 33 mil veículos.

Para quem se interessou pelo aplicativo, é possível baixar o Sinesp Cidadão pela página: http://migre.me/jmVyt. O download é gratuito.

 

O SINESP Cidadão

O Sinesp Cidadão é uma plataforma tecnológica sobre segurança pública.  O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP.

Ferramenta “Check Placa”

O aplicativo permite ao cidadão consultar informações de veículos roubados e furtados, bem como obter informações sobre veículo clonado, e registrados na base nacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Após instalar o aplicativo, basta o cidadão digitar a placa para saber a situação do veículo.  Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.

Caso alguma irregularidade seja constatada, você pode acionar a polícia pelo telefone 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia.

 

Ferramenta “Mandado de Prisão”

O aplicativo possibilita você escolher também o módulo Mandados de Prisão. Com a ferramenta é possível saber se há mandados de prisão expedidos e aguardando cumprimento a partir de apenas uma informação sobre o suspeito.

Entre as informações que podem ser utilizadas na busca estão o nome do suspeito, nome da mãe, data de nascimento, número da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, passaporte, certidão de nascimento ou casamento, carteira profissional, PIS PASEP, entre outros.

Quando o nome da pessoa é localizado entre a relação de mandados de prisão em aberto, o aplicativo informa mais detalhes, como apelido do cidadão procurado, sua nacionalidade ou data de nascimento.

Estão incluídos no banco de informações apenas os mandados de prisão de natureza criminal. Mandados de prisão civil, ou seja, aqueles decorrentes do não pagamento de pensão alimentícia, por exemplo, não estão incluídos no banco de dados.

 

Jornalista: Jéssica Romanha

Edição: Alex Melo